Composta por Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia, a região da Escandinávia desenvolveu no século XX um design que traz luminosidade e claridade para dentro do ambiente, em resposta aos grandes períodos de frio rigoroso e escuridão que esses países enfrentam no inverno europeu.
Dentro dessa vertente destacam-se três características:
Design Minimalista:
Estilo de projetar inspirado no “menos é mais” grandes espaços abertos ocupados por móveis de linhas simples e puras que acabam por ser dissolvidos na composição. Os escandinavos acreditam que o simples e funcional é a melhor solução.
Objetos e cores pontuais:
Os destaques neste estilo de projetar são concentrados em objetos de decoração e móveis com cores vibrantes dispostos de forma pontual no ambiente, criando um ponto focal, a atenção é totalmente focada nesses objetos que apesar de chamativos sempre são pensados e dispostos de forma a harmonizar com o ambiente.
Cores neutras:
Em sua maior parte, o branco, cor mais usada no design escandinavo já que ajuda a dar a sensação de claridade e amplitude nos ambientes seguindo a ideia de que nos invernos europeus onde os dias são curtos e as noites longas o espaço interior das residências e comércios devem ser mantidos de forma a “alongar” os dias e diminuir a sensação de escuridão.
Cores pasteis e naturais também são muito utilizados neste estilo já que conferem aos ambientes uma sensação de aconchego, destacando neste quesito o uso de madeiras nos mais diferentes tons.
Antonio Bertoni – Arquiteto e Designer de Interiores