Estilo industrial na arquitetura e interiores.

Estilo iniciado nas décadas de 60 e 70 advindos dos Lofts da cidade de Nova York que surgiram em consequência do alto preço dos alugueis, na época classes de artistas passaram a alugar antigos barracões e armazéns industriais e fabris da região do porto no bairro do Soho para que pudessem morar e trabalhar em um único espaço.

MB3

Foto: Bairro SoHo NY – por Blog DéjàVu

 

É um estilo que cai muito bem em espaços com planta livre e também em estúdios e nos próprios Lofts (espaços com poucas ou nenhuma divisória) porém se bem projetado pode ser aplicado com facilidade em ambientes restritos como quartos, salas, banheiros e lavabos e em geral qualquer ambiente de uma casa ou empresa.

MB00

Foto: Blog Conceito e Estilo

 

Tem como principais características a falta de cuidado no acabamento das paredes com a utilização de tijolos aparentes e concreto em estado bruto.MB2

Foto: Compass and Rose

MB1

Foto: Rad design inc.

 

Canos hidráulicos e conduítes de fios elétricos aparentes:

MB4

Foto: Andre Rothblatt Architecture

 

Aplicação de cimento queimado em paredes, pisos e bancadas a utilização de mobiliário e estrutura executados em ferro e aço.

MB5

Foto: C O N T E N T Architecture – Peter Molick

 

Madeira de demolição, couro desgastado e em geral materiais reciclados em garimpos de móveis usados e elementos que remetam as décadas em que esse estilo surgia, trazendo um ar retrô em um visual urbano e descolado.

MB6

Foto: Blog Conceito e Estilo

 

Outra característica bastante marcante neste estilo é em relação ao uso das cores. Em sua maioria as cores preta, branca e cinza são as principais, deixando as cores quentes para utilização pontual em detalhes.

MB7

Foto: Blog Conceito e Estilo

 

Por conta da rusticidade de acabamento, a aplicação de iluminação por meio de pendentes, luminárias de piso, trilhos de spots e arandelas tipo tartaruga é a mais adequada e a que consegue trazer melhor o ar industrial para dentro do ambiente. Nesse quesito como elemento decorativo cai muito bem a utilização de lâmpadas de filamento de carbono e tungstênio.

MB8

Foto: Blog Conceito e Estilo

MB9

Foto: Snadeiro